5 Etapas para Investir na Bolsa

Thumb 5 Etapas para Investir na Bolsa

Quando pensamos em investir no Mercado Financeiro, temos 5 Etapas para Investir na Bolsa. Veja quais são elas e então se informe para decidir cada vez melhor em investimentos.

Etapa #1 – Perfil do Investidor e Aptidões

Sempre que pensamos em investimentos, temos que levar em conta o tempo para aprender a nova forma de investimento. Seja nas modalidades convencionais ou em ações da BMF Bovespa, precisamos do mínimo para investir com segurança. Renda fixa , tal como poupança e outras baseadas em taxa Selic são mais fáceis e tranquilas de administrar. Por isso existe grande quantidade de investidores nessa fatia de mercado, porque é a mais segura. Quando pensamos em papéis, que são as ações das empresas, todo estudo e aptidão é bem vindo, pois a perda pode ser dolorosa. Quanto mais soubermos do assunto, mais rápido poderemos tomar decisões com nosso dinheiro.

5 etapas para investir na bolsa4

Etapa #2 – Corretoras

No momento em que decidimos encarar o mercado de ações, temos que contratar um intermediário, uma corretora, que faz a função de comprar e vender as ações, conforme as ordens enviadas pelo home broker ou por telefone. Essa parte é importante na pesquisa, pois cada corretora tem a sua tabela com os valores de serviços. Será importante verificar também, para evitar cair em furadas, o devido cadastramento da corretora na CVM, que é a Comissão de Valores Mobiliários. A CVM é a reguladora desse tipo de mercado e toda corretora deve estar cadastrada para operar na Bovespa.

b3 corretoras bovespa

Etapa #3 – Documentação

Escolhida a corretora, então chega a hora de enviar os documentos para abertura da conta de custódia, que funciona como conta corrente dentro da corretora. Será para essa conta que o dinheiro será enviado, para posterior compra e venda de ativos. Em alguns casos, a corretora oferece uma linha de crédito de 100 e até 150% do valor depositado, chamada Conta Margem. Funciona como um cheque especial oferecido pela corretora aos investidores, fazendo com que o lucro ou prejuízo seja maximizado. Normalmente demora uma semana até tudo ficar pronto e você conseguir transferir alguma quantia para a nova conta. Estamos chegando perto!

Etapa #4 – Papéis

Aqui mora o perigo ou a felicidade. Quando digo isso, sei que o investidor quer aumentar ao máximo o saldo da conta. Contudo, fazer uma pesquisa até mesmo conservadora no início, faz toda diferença no resultado final. Pense na bolsa, por exemplo, como um investimento para o ano todo, em que você tem autonomia e velocidade para mudar o rumo das coisas e tomar melhores decisões. Existem informações de mercado diariamente nos munindo de dados para tomar a direção mais correta. As oportunidades existem e o nosso estudo aliado ao faro para investimentos contribui para um bom resultado nesse mercado.

Etapa #5 – Home Broker

Depois de todas as etapas, agora podemos entrar no mercado, vivenciando o dia a dia das operações da Bolsa. O Home Broker é o painel da Bolsa integrado ao computador ou celular, tipo um app. Será nesse ambiente que as coisas irão acontecer. Além de acompanhar as operações, a sua própria conta e ativos são exibidas, bem como as ordens de comprar e vender e o extrato de movimentação. Ah, lembra que comentei sobre a Conta Margem, pois é, ela também estará disponível para usar, junto com o investimento inicial.

Conclusão das 5 Etapas para Investir na Bolsa

Vimos aqui as 5 Etapas para Investir na Bolsa, desde o desejo inicial do investidor até o início das operações no mercado financeiro. Iniciamos pela identificação do perfil e tipo de investidor. Depois temos a pesquisa de corretoras que atendam as necessidades, sobretudo o cadastro na CVM. Com isso, fazemos o envio da documentação para abertura da conta de investimentos. Em conjunto, decidimos com quais ações vamos investir, formando nossa carteira. Por fim, como última etapa do processo, a vivência do mercado financeiro e habilitação para fazer transações, através do Home Broker.

cvm

Envie seu comentário:

Você também pode gostar: