Educação Digital e Desescolarização

Thumb Educação Digital e Desescolarização

Falar em educação nos tempos de hoje tem algumas variações importantes e o processo de aprendizagem tem se modificado ao longo das décadas. Em função disso, vamos abordar alguns tópicos que certamente têm influência no contexto geral.

Internet

Em meados dos anos 80, digamos, a experiência com educação começou sua metamorfose global. Com o advento da informática e internet, algumas aplicações começaram a se tornar matéria de estudo. Lembrando sempre que a informática é uma ciência exata, que se utiliza de cálculos matemáticos no processamento das informações.

Educação Digital

Hoje conhecemos um sistema educacional que chegou para ficar, chamado então de EAD, ensino a distância. Com o EAD, a educação ganhou velocidade e otimizou a chegada da informação para todos os cantos. Tanto é que hoje podemos fazer cursos em diversas áreas e até mesmo uma faculdade, obtendo certificações e diplomas que antes somente se conseguia através do ensino presencial.

Desescolarização

Em comparação com anos atrás, atualmente temos diversos canais que promovem o ensino, trazendo uma gama de opções antes inimagináveis. Isso acaba por contribuir no processo de aprendizagem por aparelho, digamos, onde cada pessoa vai buscando sua informação conforme a área de interesse. Podemos tratar esse movimento de modo semelhante ao autodidatismo de antigamente. Um autodidata é aquela pessoa que se encaixa na teoria americana do faça você mesmo, ou seja, se tem interesse, pegue e vá atrás do assunto.

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Desescolarização no Brasil

Estamos em momento de transição e adaptação no ensino dentro do Brasil. Muitas famílias já sabem e fazem uso de homeschooling para ensinar seus pupilos em casa, gerando autonomia e melhor aproveitamento como resultado. Na mesma medida, quando o estado deixa de cumprir o seu papel nos métodos de ensino, a desescolarização acontece. Tanto uma quanto outra vêm para suprir as deficiências no ensino. Contudo, esse caso todo está sendo analisado e julgado por nossos legisladores, entretanto, vejo como um caminho sem volta. Caberá ao estado a contextualização e adaptação, talvez numa junção das coisas, um novo método mais moderno. Isso seria o desejável, porém, o realizável em nosso país tem se mostrado bem diferente.

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O Modelo de Portugal

Temos nesse país um exemplo forte de ensino mais aberto, e moderno. Os alunos, muito embora estejam no ambiente escolar, têm a liberdade de escolher as áreas de estudo. Isso estimula potenciais já no começo da vida acadêmica. Somente com essa pequena adaptação, há um ganho de força tremendo, uma melhor formação de futuros profissionais e um melhor encaixe enquanto sociedade. E mais, ninguém sai burro desse método, pelo contrário, o movimento se torna muito mais saudável enquanto método e função social. Acredito que até diminua desigualdades, porque tem seu foco nos talentos e potenciais. Fatores como classe social, etnia, sexo e demais chagas que permeiam a sociedade ficam em segundo plano.

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