Erro de Segurança do Google Chrome | Conheça o Rapunzel

Thumb Erro de Segurança do Google Chrome | Conheça o Rapunzel

Tentei de tudo para resolver esse erro de segurança do google chrome, entre muitos vídeos do youtube e 10 coisas para fazer, um vídeo apontou a provável solução. Acompanhe essa jornada de segurança na internet.

Primeiramente

Não faça nada de alteração na sua máquina ou celular. Leia com atenção essa matéria e economize tempo na solução desse problema. Isso porque começaremos pelo final. Normalmente fuçamos muito na máquina e não encontramos nada que resolva.

Youtube

O que mais vi no youtube sobre esse assunto foi tentativa e erro, então posso concluir que ninguém sabe de fato como resolver e com isso surgem muitas alternativas diferentes e nenhuma solução efetiva. O que trago aqui é mais uma dessas alternativas e que pode ser a primeira e melhor para testar, economizado seu tempo e realmente solucionando o problema.

O Erro de Segurança do Google Chrome

Quando acessamos um site rotineiro, que, no meu caso, começou com a Netflix, de uma hora para a outra aparece o aviso de site sem segurança e certificado inválido. Aqui que começa o pepino para os usuários. Como acessamos diariamente muitos sites diferentes, fica difícil saber de onde vem a coisa e o que está causando o erro.

Erro de Segurança do Google Chrome

Alternativas

Como assisti muitos vídeos e explicações de sites, descobri um leque de problemas, como ajustar a data do computador, desativar o avast e testar, apagar arquivos de certificados dentro do perfil do navegador, apagar somente o histórico de navegação do site com aviso, modificar nas opções de internet os certificados para liberar, mexer no ipv4, entre outras mirabolâncias equivocadas. Isso porque algumas delas vão na verdade abrir a porta que os criminosos tanto querem, porque vai forçar o site a rodar e você perde a camada de segurança dos Antivírus tanto do computador quanto do celular. Não faça isso!

Erro de Segurança do Google Chrome

O que não fazer

A maior mirabolância que devo destacar foi uma em que você clica abaixo da tela do aviso e vai na opção avançado e pede pra rodar o site assim mesmo. Depois vai na barra de endereço e dá um enter novamente. Realmente é uma alternativa legal, já que o site vai rodar mesmo com o aviso de segurança. Contudo, existe um perigo grande de você arrumar um problema ainda maior. Veja só como na ânsia de ser o vídeo que oferece uma solução, o povo fala qualquer coisa sem saber e indicar operações seguras. E os comentários ainda elogiam a maioria dos esforços. Parece cego em tiroteio, porque tanto quem produz quanto quem assiste estão desesperados. Essa é a ideia mesmo, lembre-se!

A solução

Quando liguei para a Netflix, o atendimento sugeriu que eu procurasse o provedor de internet para resolver esse erro de segurança do google chrome. Somente um vídeo, dos 20 que assisti, que falou algo nesse sentido, como alternativa. E foi isso mesmo que resolveu. O caso é tão estranho que a internet em si estava rodando normalmente, tudo aparentemente ok. Perigo dobrado!

Ransonware e Malware

Na sequência então, recebi o atendimento do provedor de internet direto no local do roteador, para essa verificação. Pasmem, quando fui conversando com o técnico, percebi que se tratava de um vírus no roteador. Mas como? Vamos pensar um pouco!? Se temos nossos equipamentos atualizados e funcionando corretamente, como podemos ter esse tipo de problema? Se tudo está atualizado, só sobra o roteador no caminho. Bingo! Por isso muitos saem mexendo em tudo e ficam sem solução. Isso porque o programa malicioso funciona como Ranson e Malware juntos. Sim, porque ele se instala no roteador como Ranson e quando você começa a despejar o inquilino indesejado, ele se torna um Malware e resiste em abandonar o roteador. Mas insiste como? Isso vou explicar na sequência.

Erro de Segurança do Google ChromeO Rapunzel

Veja que batizei de Rapunzel e uso o artigo “o”, em função de uma hora ter comportamento mais para o lado feminino e outra hora se torna um macho alfa lutando bravamente. O efeito Rapunzel se torna mais evidente na 2a etapa da solução. Sim, porque ele atua tanto no sequestro da rede quanto no próprio cabo de rede. Mesmo assim, a sua internet funciona como se nada tivesse acontecido. Ele se instala no roteador e é dali, onde não há antivírus ou qualquer proteção efetiva, que ele age nas sombras para invadir os nossos dados, senhas, cartão de crédito, câmeras e todas as permissões de celular que tiver na frente.

Jogando as Tranças

Com a metade do serviço realizado, a rede ainda não voltava e o técnico teve que fazer mais procedimentos. Quando vi que o cabo de rede não liberava a rede e foi o que resolveu completamente o problema, vi que o nome mais adequado seria O Rapunzel. Quando ele joga as tranças, já era! Como só resolveu totalmente depois de fazer nova ponta do cabo de rede, percebi que há uma ligação direta, tipo sangue suga, no par trançado do cabo de rede. Sim, ele se instala na ponta do cabo, junto ao conector do roteador. Ponta de cabo e nova rede configurada, problema resolvido. Todos os sites que não entravam começaram a rodar na hora, além da rede que foi a 1a etapa resolvida. Durmam com esse barulho!

Envie seu comentário:

Você também pode gostar: