Marketing Digital e a Isca estão mais ligados do que você imagina

Thumb Marketing Digital e a Isca estão mais ligados do que você imagina

Veja só como o marketing digital utiliza um simples artifício para atrair, engajar e converter. Isso mesmo, existe ciência por trás das ações de marketing e tiramos alguns exemplos da natureza.

Marketing Digital das Lontras

Se podemos afirmar que até na mesma espécie existem os golpistas, essa é a das lontras. Você acredita que elas fazem operações de sequestro relâmpago? Afirmativo! Olhando o documentário temos mesmo essas confirmações. As lontras macho observam as fêmeas enquanto elas fazem a caça para servir aos filhotes. Até esse momento, tudo certo. Só que no meio desse caminho, o macho aproveita a distração da mãe e sequestra seu filhote. Sim, ele leva o filhote para longe da mãe, que se desespera com a perda do filho. O filhote responde aos chamados e a mãe percebe que se  trata de um golpe do macho. O que ele quer? Sua comida recém caçada. Então, quando a mãe entrega a comida para o macho, imediatamente seu filhote é libertado. Gostou dessa? Se eu não tivesse visto, nem acreditaria, porque parece tanto com o comportamento humano, que o queixo cai na hora.

Parque dos Macacos

Nesse parque aberto para visitação pública, os macacos têm a sua estratégia para conseguir comida. Lembrando que estamos diante dos instintos mais selvagens da natureza. E assim eles definem o alvo, que serão os visitantes. Como o objetivo é conseguir melhores fontes de proteína, então como conseguir isso com os visitantes? Fácil: um belo golpe aonde somos mais vulneráveis, que são nossos objetos pessoais. Eles sorrateiramente, como batedores de carteira, pegam nossos óculos, chinelos e tudo mais que puderem levar consigo. E aí que mora a razão de toda essa artimanha: Eles sabem que queremos nossas coisas de volta! Então, como fazemos em toda negociação desse tipo, oferecemos alimentos que eles gostam de comer e então eles devolvem nossos objetos. Impressionante, não?

Drongo da África do Sul

Um pássaro não só aperfeiçoou o golpe, como se tornou uma ave de muitas facetas. O Tecelão usa os bicos para encontrar alimentos no chão. O Drongo oferece uma das coisas mais importante para os pássaros pequenos: a proteção. Quando o perigo passa, ele emite o som para avisar aos outros que estão seguros. Mas aí vem o golpe, porque quando o Drongo emite seu sinal de alerta, os tecelões batem em retirada. Para repetir as ações, ele emite o som de que está tudo bem. Até os suricatos são enganados por esse pássaro matreiro. Só que, como os Suricatos são mais espertos, o Drongo tem que mudar os planos para conseguir os alimentos. Mudando a estratégia, ele engana diversas espécies e garante sempre um banquete.

Marketing Digital e Isca

Se fizermos comparações, temos então as chamadas iscas digitais. E para essa atração, existem diversos mecanismos, como os ebooks, bônus e presentes. O próprio cupom de desconto é uma das estrategias mais utilizadas para atração de novos prospects. Por isso muitas e muitas vezes acabamos por clicar e comprar coisas que nem queríamos. Aqui que entram as técnicas de neuromarketing, que podemos entender toscamente como a forma de marketing digital mais ligada aos instintos e comportamentos da persona.

Envie seu comentário:

Você também pode gostar: