O que é Conteúdo Evergreen?

Thumb O que é Conteúdo Evergreen?

Como podemos pensar nosso conteúdo e estruturar um blog? Nesse artigo O que é Conteúdo Evergreen? fazemos uma análise sobre estruturação e planejamento estratégico do conteúdo.

O que é conteúdo evergreen?

Conteúdo evergreen, como a própria nomenclatura sugere, é uma forma de conteúdo perene. Quando criamos uma matéria, um artigo, a data de validade é um fator importante na curva de vida do conteúdo. Se formos traduzir ao pé da letra, seria ever, sempre, e green, verde, sempre verde. Na adaptação, podemos entender que seria um tipo de conteúdo sempre vigente, sem data de validade pré determinada, portanto, sustentável.

Os tipos de conteúdo

Podemos citar, por exemplo, um artigo de momento, reunindo fatos que acontecem no dia a dia, como o que foi notícia na novela. É uma ótima alternativa para aumentar o tráfego de visitas do seu blog. Mas será que essa prática é sustentável? Talvez fique bem caro para sustentar toda essa estratégia diária. Ainda mais com toda a gama de informações que permeia a vida moderna, conectada e digital. E, com o passar do tempo, as informações já perdem totalmente a necessidade, passando a valer 0,00 em matéria de conteúdo. Em virtude disso e de outros fatores, surgiu essa forma de pensar e produzir conteúdo, o evergreen.

Exemplos Evergreen

Na área de saúde, um artigo que fala da importância de uma boa alimentação é uma alternativa. Por exemplo, listar os benefícios de beber água, ou como fazer uma maquiagem, dicas de culinária, receitas de bolos, dicas para a casa. Tudo que se torna informação relevante serve como referência. Se o blog for direcionado a finanças, podemos também utilizar a técnica da lista, isso porque funciona bem. Ter artigos de orçamento doméstico, como economizar, como investir na bolsa de valores e vai por aí. O Evergreen, portanto, está sempre vivo e servindo de fonte de inspiração e aprendizado junto ao seu leitor. Bem, pelo menos, essa é uma análise que faço dos potenciais, tipo uma swot de pontos fortes e fracos.

Pensando Evergreen

Se formos pensar em relevância perante os mecanismos de busca, como o Google, essa parte tem importância. Por exemplo, se o blog tem como objetivo conseguir a exibição de publicidade, o ranqueamento e SEO dos artigos se tornará fundamental com o passar do tempo. Temos que trabalhar nisso quando estruturamos nosso blog e também definir qual será o tipo de conteúdo. Seria como a espinha dorsal do trabalho.  Se tivermos somente conteúdo com prazo de validade curto, será perigoso. Isso porque se colocarmos esse tipo de conteúdo para definir a estrutura de um blog ficaria como uma torre balançando. A qualquer momento pode ruir e desabar diante dos olhos.

Ideias para Estratégia

Estive pensando sobre isso e teve um dia que ouvi um caso no vídeo do Érico Rocha, empreendedor, em que ele fazia uma analogia ao churrasco. Era algo tipo botar carvão e fogo, um pouco de cada, para acender a churrasqueira e também formar o braseiro. Vejo que isso se encaixa no pensamento do conteúdo. Devemos ter nosso conteúdo estrutural, em que o prazo de validade é extenso e duradouro, ou seja, do tipo evergreen. Contudo, vale muito a pena pensar na informação que chama visitas, sabe, tipo a mais nova moda. Portanto, o equilíbrio disso deixará nosso blog ou site com fluidez e movimento, uma coisa puxando a outra. Eu vejo isso, um corpo com boas articulações.

Conclusão

Para termos sustentação e fazer com que o visitante se interesse e retorne ao nosso canal de comunicação, temos que produzir conteúdo relevante, que faça diferença para o leitor, que traga conhecimento. Além disso, podemos definir uma área específica para postarmos informações rápidas e de curto prazo, porém com alto índice de conversão e tráfego, trazendo equilíbrio e harmonização entre atrair, engajar e converter. Isso seria o desejável!

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