O que são Metadados?

Thumb O que são Metadados?

Mas o que são Metadados? Para que servem? Quer saber? Então veja nesse artigo exemplos práticos e nossa abordagem sobre as tecnologias de informação que estão presentes em na vida moderna.

O que são Metadados?

Se formos pensar na função, podemos afirmar que metadado é um resultado, uma informação que diz respeito a outra informação, como se fosse um resumo desses dados originais. Em muitas aplicações, vemos somente essa parte reduzida e é por ela que nos conectamos com a informação base, ou inicial. Os sistemas de informação, através da TI, se utilizam dessa tecnologia para Análise e também informar sobre a estatística gerada.

Processamento de Dados

Quando imaginamos um metadado sendo resultado de operação, teremos uma sequência lógica que gera a necessidade do metadado mais resumido. Em um banco de dados e sistemas, temos as quatro etapas principais do PD, que são: cadastro, alteração, consulta, exclusão. Em contrapartida, nas máquinas e computadores, pode ser a entrada, processamento e saída dessa informação. Toda essa sequência de operações, acaba por gerar um metadado, resultado de tudo isso. Matemática com eletricidade no caso das máquinas e lógica aplicada no caso de sistemas e aplicativos.

Exemplos de Metadado

Seguindo o raciocínio, teremos o metadado que aponta para todo o conteúdo relacionado anteriormente. Quando acessamos um QR Code, por exemplo, temos toda gama de informações relacionadas a essa imagem. Com isso, fazemos o caminho de volta para mais informações, sejam os detalhes de um produto, os dados completos de um pagamento ou acesso à informações de Análise de Dados.

Metadados e Analytics

Uma outra forma de ver o metadado funcionando é a utilização de análise de dados, por exemplo. Quando pesquisamos no Google, visualizamos um produto que gostamos, entramos num site qualquer, estamos gerando dados e mais dados sobre nossos interesses e preferências. Toda essa informação é transformada num resultado e apresentada de forma reduzida ao analista do sistema. Isso também é conhecido como Insight ou Analytics, pois com esse metadado, podemos tomar decisões mais acertadas quando precisamos alterar o rumo de um projeto e apresentar melhores referências aos visitantes. Isso faz toda diferença.

QR Codes e Aplicativos

Existe também os famosos códigos de barra, que podem ser inseridos nesse contexto. Os Aplicativos de bancos utilizam muito para pagamentos. Nas lojas virtuais pode ser usado para receber vendas realizadas. Por fim, livrarias para sugerir um livro, e por aí vai. São muitas opções e, cada vez mais, estamos com os metadados circulando entre celulares e computadores. E o avanço serve de ponte para melhoria contínua na experiência do usuário quando utiliza tecnologia.

o que sao metadados pin

o que sao metadados2

o que sao metadados1

Envie seu comentário:

Você também pode gostar: